Campus

Instituto de Relações Internacionais da USP divulga nota de repaºdio contra atos racistas em evento on-line
Nota destaca que pra¡tica deste “crime inaceita¡vel”, “fere os princa­pios constitucionais da honra e dignidade da pessoa humana”
Por USP - 11/02/2021

O Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP), em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e com o Ministanãrio da Justia§a e Segurança Paºblica, estãorealizando a primeira edição do curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras, uma iniciativa da Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (REDPPOL).

O curso estãosendo ministrado para um paºblico de mais de 2 mil alunos, entre agentes de Segurança Paºblica de todos os Estados brasileiros epaíses vizinhos da Amanãrica do Sul, e visa a reduzir assimetrias e promover a cooperação entre as instituições policiais atuantes em regiaµes de fronteira.

Nesta tera§a-feira, dia 9/2/2021, a s 17h, tivemos a honra de receber o tenente-coronel Evanilson Corraªa de Souza, coordenador do Programa de Combate ao Racismo da Pola­cia Militar de Sa£o Paulo. O convidado iria fazer uma exposição sobre o programa e os desafios para o combate ao racismo no contexto da atividade policial.

a€s 17h26, um usua¡rio começou a hostilizar o palestrante com termos racistas, chegando inclusive a tomar o controle da apresentação e rabiscar tais termos na tela compartilhada com todos os participantes. a€s 17h30, outro usua¡rio apareceu no chat disparando injaºrias racistas e foi retirado da sala pela nossa equipe.

Manifestamos nosso repaºdio a  prática deste crime inaceita¡vel, que fere os princa­pios constitucionais da honra e dignidade da pessoa humana, sob os quais a REDPPOL, nossos instrutores e instituições parceiras conduzem as atividades deste curso e demais iniciativas.

Os coordenadores do curso enviaram denaºncia ao Departamento de Homica­dios e Proteção a  Pessoa e o registro de ocorraªncia estãosendo feito na delegacia da área, agora pela manha£.

Nota da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, por meio de sua Diretoria, vem a paºblico manifestar integral apoio ao Instituto de Relações Internacionais, em repaºdio aos atos de injaºria racial praticados contra o Tenente-Coronel Evanilson Corraªa de Souza, durante o “Curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras”.

A FFLCH considera inaceita¡veis as prática s resultantes de discriminação ou preconceito, em todas as suas formas.

.

Leia mais a seguir