Os pulmões de um bebê podem começar a responder à vitamina D mais cedo do que os cientistas pensavam
De acordo com uma revisão recente publicada na revista Nutrients , não é a quantidade do nutriente que importa, mas sim o momento em que a vitamina D está disponível.

A imagem mostra o caminho da vitamina D materna — obtida através da luz solar, dieta e suplementos — até a placenta e o feto em desenvolvimento. Ela destaca a placenta como a ponte entre a mãe e o bebê e ilustra como a vitamina D pode contribuir para a formação inicial das vias aéreas, o desenvolvimento imunológico e a função placentária durante o primeiro trimestre. A imagem reflete a hipótese central da revisão, de que manter níveis adequados de vitamina D antes da concepção e no início da gravidez pode ser mais importante do que iniciar a suplementação mais tarde, quando estágios-chave do desenvolvimento pulmonar já ocorreram. Crédito: Gerado por IA para fins ilustrativos.
Muitas mulheres grávidas em todo o mundo apresentam baixos níveis de vitamina D. Este é um problema muito comum que tem gerado pesquisas ao longo dos anos. Acredita-se que baixos níveis dessa vitamina em gestantes possam prejudicar o desenvolvimento fetal. Atualmente, cientistas estão investigando uma questão controversa: e se o período crucial para os efeitos da vitamina D for antes mesmo de a mulher saber que está grávida? Por volta da 16ª semana de gestação, a estrutura das vias aéreas em desenvolvimento — ou seja, o modelo da respiração — já está completa.
Essa questão de tempo levanta um ponto interessante. De acordo com uma revisão recente publicada na revista Nutrients , não é a quantidade do nutriente que importa, mas sim o momento em que a vitamina D está disponível.
Resumindo, este é o fator mais importante para entendermos a asma infantil. Novas pesquisas sugerem que se deve dar mais atenção à suplementação nas primeiras semanas de vida, até mesmo antes da concepção. A maior parte do desenvolvimento pulmonar inicial geralmente ocorre até o início dos ensaios clínicos.
Os ensaios clínicos começaram tarde e os resultados foram modestos.
Todos os estudos sobre vitamina D foram conduzidos após a concepção, nunca antes. Em um estudo (COPSAC), crianças de 3 anos apresentaram um risco de chiado no peito cerca de 20 a 25% menor se as mães tomassem suplementos de vitamina D; no entanto, o resultado não foi estatisticamente significativo. Um ensaio clínico semelhante nos Estados Unidos (VDAART) mostrou uma pequena diminuição nos sintomas de asma no início do estudo, mas essa diminuição persistiu ao longo do tempo. Ambos os estudos indicaram uma redução na sibilância, porém sem resultados definitivos fora do contexto clínico.

Esta cronologia destaca uma possível lacuna em estudos anteriores sobre vitamina D. Grande parte da ramificação das vias aéreas fetais ocorre nas primeiras semanas de gravidez, enquanto os maiores estudos de suplementação começaram mais tarde. A revisão propõe que o nível de vitamina D antes da concepção ou durante o primeiro trimestre pode ser mais importante do que se reconhecia anteriormente para influenciar a saúde respiratória futura da criança. Crédito: Oana Raluca Temneanu et al, Timing over Dose: Maternal Vitamin D, Periconceptional Window, and Early-Life Respiratory Programming, Nutrients (2026). DOI: 10.3390/nu18142333
Uma revisão Cochrane de 2025 confirma essa tendência. A pesquisa descobriu que administrar uma alta dose de vitamina D durante a gravidez provavelmente protege contra a sibilância na infância, embora provavelmente faça "pouca ou nenhuma diferença" no diagnóstico médico de asma. Administrar mais vitamina D a gestantes reduziu a sibilância em crianças pequenas, em média, mas não impediu de forma convincente o diagnóstico de asma.
Notavelmente, esses estudos apontaram que todos esses ensaios começaram bastante tarde e geralmente mediam a vitamina D apenas uma vez. Os autores afirmam que esses delineamentos fornecem apenas "evidências fracas contra a hipótese periconcepcional porque não foram projetados para testá-la".
Indícios a partir de dados e subgrupos
Por que os resultados dos ensaios clínicos foram inconclusivos? Em primeiro lugar, os efeitos variaram de acordo com os níveis basais de vitamina D e outras variáveis. Em diversas análises secundárias, os efeitos da suplementação de vitamina D nos desfechos respiratórios mostraram-se mais fortes nos subgrupos de mães com níveis basais de vitamina D suficientes e em subgrupos com certos marcadores genéticos ou menor peso corporal.
Além disso, uma metanálise recente dos dados do ensaio clínico mostrou que o nível de vitamina D das mães ao longo da gravidez (considerando o peso e os níveis basais de vitamina D) estava relacionado a melhores resultados respiratórios em seus filhos e a uma menor incidência de asma. No estudo, altos níveis de vitamina D durante a gravidez (calculados usando a área sob a curva) correlacionaram-se fortemente com menor incidência de asma em crianças de 6 anos de idade.
No entanto, esses indícios são evidências insuficientes. Análises de subgrupos post-hoc apenas geram hipóteses, mas não podem confirmar quem realmente se beneficia. Os diferentes ensaios também utilizaram doses diferentes de vitamina D, definições de asma e idades de acompanhamento distintas. Isso dificultou a comparação.
Diversos estudos foram realizados na Europa e na América do Norte, o que dificulta a aplicação dos resultados a locais que apresentam deficiência de vitamina D mais acentuada.

A ilustração destaca o período que vai da pré-concepção até o primeiro trimestre como a fase em que a vitamina D pode ter a maior influência no desenvolvimento pulmonar e imunológico do feto. Os marcadores mostram que os dois maiores ensaios de suplementação de vitamina D começaram mais tarde na gravidez — por volta de 10 a 18 semanas (VDAART) e 24 semanas (COPSAC2010) — depois que grande parte do desenvolvimento inicial das vias aéreas já havia ocorrido. A figura resume a hipótese central da revisão: que o momento em que a vitamina D está disponível, e não simplesmente a quantidade administrada, pode ser fundamental para entender seu papel potencial na redução da sibilância e da asma na infância. Crédito: Gerado por IA para fins ilustrativos.
O momento da administração pode ser mais importante do que a dose.
A principal conclusão é a seguinte: tomar vitamina D antes da gravidez pode ser mais importante do que tomar doses elevadas depois.
Nas primeiras semanas, quando as estruturas fundamentais dos pulmões estão estabelecidas, é provável que a vitamina D beneficie mais a programação das vias aéreas.
A revisão observou que nenhum dos grandes estudos, de fato, testou a administração de vitamina D antes da concepção ou no primeiro trimestre. Se o momento da administração for importante, iniciar a suplementação após 20 semanas pode ter sido tarde demais. Os autores argumentam que focar em uma dose mais alta no final da gravidez não revelará um efeito preventivo contra a asma se este fosse necessário mais cedo.
Olhando para o futuro, os pesquisadores defendem a realização de novos ensaios clínicos que comecem várias semanas antes da concepção e continuem durante o início da gravidez. Eles também sugerem a medição repetida dos níveis de vitamina D (e não apenas uma vez) e um acompanhamento mais longo das crianças, com testes pulmonares objetivos. Tais estudos poderiam identificar se uma "deficiência de vitamina D" no início da gravidez torna os pulmões mais vulneráveis à asma.
Uma conclusão cautelosa
Por enquanto, embora existam alguns indícios, as provas não são conclusivas. "Os ensaios realizados fornecem evidências fracas contra a hipótese periconcepcional", escrevem os autores — o que significa que, embora os ensaios não tenham comprovado a hipótese de que os níveis de vitamina D antes da concepção sejam relevantes, eles também não a refutaram; não foram concebidos para responder a essa questão específica.
Mulheres grávidas ou que planejam engravidar devem ter níveis adequados de vitamina D por razões já comprovadas (formação óssea, função imunológica, etc.), independentemente de isso ajudar a prevenir a asma no futuro. No entanto, afirmar que "a vitamina D previne a asma infantil" seria precipitado.
Ao analisar os resultados desta pesquisa, surge um interessante problema de saúde pública: como as mulheres frequentemente só descobrem a gravidez depois que o feto já desenvolveu pulmões, será que níveis adequados de vitamina D antes disso podem ser o fator decisivo? Isso ressalta a importância do " cuidado pré-concepcional " — otimizar a saúde e os níveis de nutrientes mesmo antes do início da gravidez.
Detalhes da publicação
Oana Raluca Temneanu et al, Momento em vez de dose: Vitamina D materna, janela periconcepcional e programação respiratória na primeira infância, Nutrients (2026). DOI: 10.3390/nu18142333
© 2026 Science X Network